terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CURAI ENFERMOS E EXPULSAI DEMÔNIOS - PARTE 3

As Razões para a Fé
Há muitos que reconhecem o fato da cura divina que não têm
conhecimento pessoal de Jesus como o Salvador do corpo. Percebem que outros
se curam mas duvidam que a cura é a vontade de Deus para eles. Esperam uma
revelação particular da vontade de Deus quanto ao seu caso, e no entanto fazem
tudo ao alcance da perícia humana para sarar por meios naturais, não pensando,
de seu ponto de vista, que frustram a vontade de Deus.
A Bíblia revela a vontade de Deus acerca da cura. Deus não precisa dar
uma revelação particular de Sua vontade sobre um ponto que já claramente
revelara na Sua Palavra. Um estudo atento das Escrituras mostrará claramente
que Deus tem declarado Sua vontade de curar Seus filhos — Ele mesmo cura Seu
povo. Queremos considerar algumas Escrituras que provam isto.
Quando Deus chamou os israelitas do Egito, deu-lhes um estatuto e uma
ordenação acerca da cura, Êxodo 15.26. Isto Ele repetiu ao encerrar os quarenta
anos de peregrinação. Através da história dos israelitas, encontramo-los sofrendo
de doença e pestilência, voltando a Deus com arrependimento e confissão e
recebendo cura em resposta à oração. Se a cura em resposta à oração foi a
maneira de Deus sob a Antiga Dispensação, quanto mais prevalece a mesma sob
a Nova. "E acompanhou-O uma grande multidão de gente, e Ele curou a todos,
"Mat. 12.15. As obras de cura de Cristo não foram somente para provar Sua
divindade, como alguns acham, mas para cumprir Sua comissão — para cumprir
a vontade de Deus. "Eis que venho, para fazer, ó Deus, a Tua vontade," Heb.
10.7.
Jesus mesmo é uma revelação da vontade de Deus. Fazia a vontade de
Deus, curou a TODOS que se chegaram a Ele. Seu sacerdócio é inalterável;
"Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." Ele é o mesmo em amor
como quando, movido de compaixão, curava as multidões; o mesmo em poder
como quando curava toda a espécie de doenças.
"Pelo que convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser
misericordioso e fiel Sumo Sacerdote, "Heb. 2.17. Durante o Seu ministério
terrestre, em todo o lugar ficava movido de compaixão, e sarava todos "os que
necessitavam de cura," e Ele é o fiel e misericordioso Sumo Sacerdote de nosso
tempo. Nas Escrituras, "compaixão" e "misericórdia" têm o mesmo significado.
O substantivo hebraico, rachamim, é traduzido tanto "misericórdia" como "compaixão."
O verbo grego, eleeo, é traduzido "ter misericórdia" e "ter compaixão;"
igualmente, o adjetivo grego, eleemon, quer dizer "misericordioso —
compassivo."
Cristo comissionou Seus doze discípulos a curar, Mat. Í0; e depois, assim
comissionou os setenta, Lucas 10. A comissão foi dada a todos que crêem,
Marcos 16.17,18; e outra vez foi dada a Igreja, Tiago 5.14-16. Estas comissões
nunca foram revogadas.
A cura em resposta à oração da fé foi a única maneira de receber a cura
conhecida pela Igreja primitiva. Uma linha de cura passa através de todas as
épocas até hoje em dia; e atualmente esta verdade preciosa, quase apagada nas
trevas espirituais da Idade Média, tem sido revivificada no grande derramamento
do Espírito Santo nestes últimos dias. Milhares em todos os países estão
provando que Deus cura Seu povo.
E mais, Deus tem provido a cura pela expiação de Cristo, Isa 53.4,5; Mat.
8.16,17.
As palavras "tomou sobre Si." em Mat. 8.17, significam substituição —
sofrendo por, não compaixão — sofrendo com. Se Cristo tomou as nossas
enfermidades, por que temos de sofrê-las? Encontram-se tipos da expiação em
relação à cura no Velho Testamento. A purificação do leproso, Lev. 14; a cura da
praga, Num. 16.46-48; a serpente de metal Núm. 21.7-9; a cura de Jó,Jó 33.24.
Em Deuteronômio, capítulo 28, encontramos a doença como uma parte da
"maldição." Mas declara em Gál. 3.13 que "Cristo nos resgatou da maldição da
lei."
O pecado e a enfermidade são ligadas intimamente através das Escrituras;
Sal. 103.3; João 5.14; Mat. 9.5,6, juntos com muitas outras passagens indicam o
mesmo. Tanto do pecado como da enfermidade temos redenção, pelo sangue
precioso que Jesus verteu e as pisaduras que suportou.
Tudo que Deus nos tem dado foi dado por Cristo Jesus nosso Senhor, para
"quem quiser;" para quem quiser cumprir as condições e crer na Palavra.
Podemos nos excetuar a nós mesmos, dizendo: "Não é a Sua vontade;" mas Deus
não excetua a ninguém. Ele não faz acepção de pessoas. Suas promessas são para
todos. "Está alguém (não, alguns) entre vós doente," Tiago 5.14. "Pedi e dar-sevos-
á, Mat. 7.7, "Tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-loeis,"
Marcos 11.24. A cura é prometida pela habitação em nós do Espírito Santo,
Rom. 8.11. Todas estas Escrituras, juntas com as promessas diretas e universais,
descobrem claramente a vontade de Deus de curar qualquer pessoa que se chega
a Ele com fé. Isso é Sua vontade, Sua maneira. Não se recomenda na Bíblia outra
maneira de receber a cura. Deus não tem outra maneira para Seu povo.
Deus tem-nos legado a cura, a saúde e a força em Cristo. Isso é nosso
direito e privilégio nEle. Agrademo-Lo e O glorifiquemos sujeitando-nos a Ele.
Ele quer que sejamos de boa saúde. Aceitaremos esta provisão de Seu amor?
Obedeceremos a Ele aceitando Sua provisão, para que Sua vontade seja feita em
nós e glorifiquemos a Deus em nossos corpos?
Com a certeza da vontade de Deus, não precisamos de orar: "Senhor, sarame,
se for a Tua vontade." "Se" indica dúvida, e a dúvida anula a fé. Disse certo
invalido: "Creio na oração para Deus me sarar, se for Sua vontade;" e para ilustrar,
acrescentou: "Um filho pode pedir algo ao pai; e o pai lhe dará se achar que
seja para o bem do filho; e assim, desta maneira, oro pedindo a cura." Respondi
que se o pai tivesse prometido dar ao filho uma certa coisa, o filho teria o direito
de esperá-la. O Pai nos tem prometido a cura e temos o direito de esperá-LO
cumprir Sua promessa.
Sem saber a vontade de Deus acerca de uma certa coisa, podemos orar
com fé pedindo que Deus faça isso para nós, se
for a Sua vontade; e Ele o fará. Mas quando Deus tem revelado Sua
vontade, prometendo fazer essa coisa, não podemos ignorar ou duvidar, pois Sua
vontade é fazê-la. Sua Palavra revela o fato da cura ser a Sua vontade, tão certo
isto como a salvação é a Sua vontade, se cumprirmos as condições e crermos na
Sua promessa.
A fé que vem de Deus, se baseia na certeza da Sua vontade; conhecer a
Sua vontade é a base de nossa certeza. Não podemos adquirir definitivamente a
cura pela fé, se houver qualquer dúvida se é para nós ou não. Devemos saber a
vontade de Deus; então podemos adquirir definitivamente pela fé, crendo que
quando pedirmos receberemos.
Nossa vontade, também, tem uma parte na questão da cura. Reclamaremos
aquilo que Deus quer que tenhamos?
"Se vós estiverdes em Mim, e as minhas palavras estiverem em vós,
pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito," João 15.7. Quando nosso "eu
quero" se encontrar com Seu "Eu quero," a obra será feita.
CAPÍTULO

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