quinta-feira, 26 de maio de 2011

Lode-Bar nunca mais.(1)

“Há ainda um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés”. II Sm 9.3b
Introdução
Hoje celebraremos a Ceia. Estava chorando quando lembrava das dores vivenciadas nas
últimas horas de Jesus aqui na terra. Fui de súbito tomado pelo Espírito Santo a entrar em
um texto e conhecer a graça de Deus.
Era este o tecido que Jesus tecia para substituir o tecido da lei, o tecido da graça. Jesus
me fez conhecer a anatomia do fracasso para depois mergulhar nos efeitos da graça
produzida por ele.
Para os meus, tenho rios de graça, me assegurou. Graça que muda a anatomia da vida!
Quero levar você ao texto que Jesus me mostrou para juntos conhecermos a anatomia
do fracasso.
1) Graça perdida
Imagino os dias da chegada de Mefibosete. Jônatas, seu pai, estava eufórico. Era o filho
tão sonhado que chegara. Futuro rei de Israel. Tomava a criança nos braço e elevando-a
ao céu agradecia a Deus sua existência.
Neto do rei, Mefibosete chegou a este mundo cercado de privilégios que causavam inveja
a qualquer criança.
Não demorou muito e os conflitos começaram a aparecer. Não houve tempo de
experimentar a graça recebida.
Saul, seu avô é rejeitado por Deus como Rei. Agora estava encolerizado contra Davi, o
futuro rei de Israel. Cruzadas de perseguição do avô contra o filho de Jessé roubariam a
paz daquela casa.
Jônatas seu pai por sua vez alimenta uma amizade com um homem que seu avô odiava.
Mefibosete era muito pequeno para entender estas coisas de gente grande. Quando tinha
cinco anos morrem seu Avô e seu pai. Aquele que nascera favorecido com a
oportunidade de ser o futuro rei de Israel perde sua chance ainda criança. Sem
consciência da gravidade dos fatos, Mefibosete foi visitado pelo infortúnio muito cedo.
Fugiu de si a graça divina.
2) Uma vida marcada pela dor
Aos cinco anos a tragédia bate a sua porta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário