sábado, 6 de agosto de 2011

Não somos auto-suficientes...(Lc22:31)

Lc22:31 Disse o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. 32-Mas eu roguei por ti, para que tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.

Amados, nesta passagem bíblica aprendemos mais uma lição com a Palavra de Deus, que ninguém é, e jamais será auto-suficiente, ninguém se engane.
Quando o Senhor Jesus chega até a Pedro lhe dizendo Simão, Simão, Ele queria que Pedro prestasse atenção que ele esta prestes a ser provado, que Pedro deveria saber que sem o Senhor ele não poderia nada, que ele dependeria sempre de Jesus em todas as circuntâncias da vida. Mas Jesus prossegue e continua a falar a Pedro: eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo, Jesus quis dizer que até o próprio Inimigo pediria permissão a Ele para nos provar. Pois é amados, quando pensamos que estamos PRONTOS, vemos que realmente que se Deus não for por nós, estamos perdidos.
Uma lição temos nesta passagem: Ainda que o Maligno possa “cirandar” servos do Senhor, observe que ele não o faz sem a permissão de Deus. Louvado seja o Deus Eterno, que tem o Diabo sob controle: o poder de Satanás é limitado, tanto em relação ao tempo quanto ao seu alcance. E tem mais: Tanto é que a derrota de Satanás já está decretada e seu final descrito no Apocalipse (Ap 20:10).
Observe que, antes de qualquer reação de Pedro, Jesus acrescentou: “mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça” (v. 32). Vemos aqui o cumprimento do que João escreveu em I Jo 2:1: Jesus é nosso advogado. Aleluias: JESUS é o NOSSO ADVOGADO, creia nisso, ele advoga sua causa, Ele está CONTIGO, ELE é o ADVOGADO FIEL. O Senhor sabia das três negativas que Simão cometeria e que isto seria superado: “e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos” (v. 32).
Ainda hoje, somos alvos do mesmo tipo de ação do Maligno.
O Inimigo do Povo de Deus se lança na mesma obra de “cirandar” os crentes.
Eis aqui uma das dicas para não cairmos nas artimanhas do Maligno:
1o) O Maligno terá facilidade em cirandá-lo se você sentir-se PRONTO, auto-suficiente (v. 33)
Observe no verso 33 a resposta de Simão Pedro ao alerta de Jesus: “Senhor, estou PRONTO a ir contigo tanto para a prisão como para a morte”.
Simão Pedro estava totalmente equivocado em respeito à sua condição; ele estava superestimando-se.
O Senhor Jesus não concordou com Pedro e chamou sua atenção naquele mesmo dia: Dizendo: antes que o galo cantasse, três vezes Pedro o negaria.
Você sempre oferecerá facilidades ao Inimigo toda vez que sentir-se suficiente, superior, infalível, grande, indestrutível, perfeito...
A soberba, sempre, precede a ruína! (Pv 16:18).Lembre-se sempre disso.
Simão Pedro se achava PRONTO. Mas ele nem fazia idéia do quanto teria ainda que percorrer... do quanto faltava Deus fazer em sua vida. Amados como na vida de Simão Pedro falta agumas coisas Deus fazer em nossas vidas.
Quantas pessoas, hoje, oferecem facilidades ao Inimigo porque ignoram a natureza do Reino de Deus e os verdadeiros propósitos da Igreja. Não é de se admirar que pessoas confundam a Igreja com algo parecido com uma empresa, um shopping, um circo, um negócio, um ringue... CUIDADO!
O Inimigo tentará encontrar diversas formas cirandá-lo. Graça a Deus pela Sua Palavra e pela experiência que aprendemos nesta passagen bíblica com Simão Pedro, que nos traz alerta. Se você depositar sua confiança no Senhor e depender DEle, o inimigo não encontrará lugar em sua vida.

(Pr. Carlos Souza)

Um comentário: